quinta-feira, 27 de março de 2014

Aliança PT/PSB no Amapá ameaçada após Capiberibe assinar pedido de CPI pra desestabilizar governo Dilma

A posição do senador João Capiberibe (PSB-AP) de assinar o pedido de CPI da Petrobras fazendo o jogo da oposição conservadora (PSDB-DEM) ao governo Dilma e de setores do PMDB que tentam chantagear a presidente pode comprometer a manutenção da aliança PSB-PT no Amapá.

A avaliação foi feita por telefone durante uma conversa que este blogueiro teve nesta quarta-feira a noite com um membro do Diretório Nacional do PT. O senador Capiberibe pode ser o responsável pela ruptura do PT do Amapá com o governador Camilo Capiberibe. A avaliação de que o posicionamento do PSB é uma guerra declarada ao PT e Dilma é quase unânime entre membros do Diretório Nacional petista e é motivo de preocupação entre os dirigentes do PT no Amapá.

Parece que ao contrário do governador Camilo Capiberibe que tenta manter o PT na aliança vitoriosa de 2010, onde o PT foi crucial para a vitória eleitoral, cedendo tempo de TV e o peso da militância vermelha na campanha, o senador Capiberibe, pai do governador do Amapá tenta melar a aliança local entre o PSB e o PT.
 
Capi tenta justificar sua assinatura ao pedido de CPI dos demotucanos
O pai do governador confirmou no seu twitter a assinatura do pedido de CPI da Petrobras e propoitalmente fez o jogo de Eduardo Campos que junto com Aécio Neves querem derrotar o PT e Dilma, mas acabou fazendo o jogo do PMDB local de Sarney e de parte do PT ligada a Lula que tenta barrar a aliança com o PSB local e força uma intervenção do PT nacional na seção do Amapá.

No próximo sábado, 29, o PT do Amapá promove seu Encontro Estadual de Tática Eleitoral e a posição nacional do PSB e do senador Capiberibe que tenta sangrar o governo Dilma pra desgastá-lo eleitoralmente deve entrar na ordem do dia e mudar os rumos da legenda no estado. 

Os petistas aguardam um posicionamento diferente do governador, mas o certo é que a confiança no PSB foi quebrada após o ato desleal de seus representante no Senado. O PT nacional já se movimento e caso o PSB não reverta o quadro se declarando neutro e mudando sua postura diante da ofensiva do capital financeiro e de setores da direita pra desvalorizar a Petrobras com uma CPI transformando uma investigação em guerra eleitoral, o PT deve trilhar outro caminho.

O vice-presidente nacional do PT Jorge Coelho chega nesta sexta-feira a Macapá pra analisar junto com dirigentes locais a situação eleitoral e alianças. Coelho deve participar do Encontro Estadual de Tática Eleitoral e levar informações que posteriormente serão analisadas pelo Diretório Nacional que antes tinha dado total autonomia para o PT do Amapá decidir, mas agora deve pautar e orientar as alianças locais após o posicionamento do PSB que faz coro com a oposição de direita pra desestabilizar o governo Dilma.

Nenhum comentário: