segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Jornal Estadão coloca Waldez como líder no ranking dos políticos condenados e com mais processos por improbidades


Amapá 247
 
O ex-governador do Amapá, Waldez Goés faz parte da lista de candidatos a governador em todo o País, publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, que são alvo de processos na Justiça ou em Tribunais de Contas; No total, 63 participantes das corridas eleitorais nos Estados respondem por 327 ocorrências, sendo que 46 já foram condenados - 10 deles, incluindo Góes,  em Tribunais de Justiça, por improbidade administrativa e outras irregularidades
Quatro em cada dez candidatos a governador em todo o País são alvo de processos na Justiça ou em Tribunais de Contas. No total, 63 participantes das corridas eleitorais nos Estados respondem por 327 ocorrências, sendo que 46 já foram condenados - 10 deles em Tribunais de Justiça, por improbidade administrativa e outras irregularidades.

Waldez Góes é o primeiro da lista publicada pelo Estadão, referente aos já condenados pela justiça. O jornal afirma que o pedetista foi condenada por improbidade administrativa por ter retido recursos de servidores que deveriam ter sido repassados aos bancos para pagar empréstimos consignados. A lista de condenados inclui ainda José Roberto Arruda (PR/DF), Vanderlan Cardoso (PSB/GO), José Geraldo Riva (PSD/MT), Confúcio Moura (PMDB/RO), Tarso Genro (PT/RS), Paulo Bauer (PSDB/SC) e Raimundo Colombo (DEM/SC).

Os números foram levantados pelo projeto Quem Quer Virar Excelência, da Transparência Brasil. A organização, cuja principal bandeira é o combate à corrupção, pesquisou em mais de 120 fontes ocorrências na Justiça de todos os candidatos à Presidência e aos governos estaduais. O pente-fino" atingiu ainda todos os que concorrem a uma vaga no Senado e na Câmara dos Deputados pelo Paraná. Os dados estão publicados no site da entidade.

Dos processados, mais da metade (36) respondem na Justiça por irregularidades referentes ao exercício de função pública. São 249 os processos que se enquadram nessa caracterização, dos quais 170 por improbidade administrativa e/ou dano ao erário.

Na definição legal, atos de improbidade administrativa envolvem condutas consideradas inadequadas ao exercício da função pública e podem ser alvo de punição se houver enriquecimento ilícito, lesão ao erário ou violação aos princípios da administração pública.

Regras

Os processados não estão, necessariamente, envolvidos em irregularidades - eles podem ser declarados inocentes na etapa do julgamento. Mesmo os condenados, por razões diversas, escapam de restrições impostas na Lei da Ficha Limpa - tecnicamente, portanto, não podem ser considerados fichas sujas".

Uma exceção é o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (PR). Ele foi declarado "ficha suja" pelo Tribunal Regional Eleitoral, mas sua defesa recorreu e aguarda julgamento em segunda instância.

Arruda é um dos quatro candidatos a governador que já ocuparam o cargo no passado e foram cassados. Ele perdeu o mandato por infidelidade partidária, em um desdobramento do escândalo em que se envolveu ao ser filmado recebendo dinheiro, no caso que ficou conhecido como Mensalão do DEM", legenda na qual se abrigava, na época.

Cassio Cunha Lima (PSDB), que tenta voltar a comandar o governo da Paraíba, foi cassado quando ocupava o cargo, em 2009. Ele foi acusado de comprar votos ao distribuir cheques à população como parte de um suposto programa assistencial.

Mão Santa (PSC), candidato no Piauí, foi cassado em 2001, acusado de abuso de poder econômico. O quarto cassado é Marcelo Miranda (PMDB), candidato em Tocantins, que perdeu o cargo de governador em 2009 por compra de votos e abuso de poder econômico. Todos os quatro são alvo de outros processos na Justiça. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia a matéria em http://m.estadao.com.br/noticias/politica,candidatos-a-governos-tem-327-processos-,1549138,0.htm

Nenhum comentário: